#BLOG

Reveja seus hábitos e evite dores de cabeça: dicas simples para um alívio duradouro

08 DE AGOSTO DE 2023
Compartilhar


Pelo menos 63 milhões de brasileiros de todas as idades sofrem com dores de cabeça frequentes. Elas podem aparecer gradualmente ou de repente. Existem alguns gatilhos comuns que podem gerar a dor. Fique atento e saiba como evitar esse incômodo.

 

Alimentação

Alguns alimentos possuem substâncias que podem gerar a dor. Se você tem enxaquecas ou dores de cabeça com facilidade, evite alimentos como álcool, alho, café, chás pretos, cebola, chocolate, embutidos, frutas cítricas, molho shoyo, queijos amarelos e sorvete. 

No momento da crise, prefira uma dieta leve e rica em líquidos. Lembre-se que ficar muito tempo sem comer também pode contribuir para a dor. 

 

Cheiros fortes

Algumas pessoas são mais sensíveis com o olfato. Então uma exposição prolongada a cheiros fortes, como cigarro, gasolina, perfumes fortes ou solventes, pode desencadear a dor. Nesse caso, tente se afastar e vá para lugares mais abertos. 

 

Dormir mal

Pessoas que dormem mal tendem a sofrer mais estresse, o que pode gerar as dores de cabeça. Uma noite mal dormida diminui a quantidade do hormônio melatonina, que evita a dor.

 

O ideal é manter uma regularidade em seu horário, dormir continuamente e pelo menos entre 6 e 10 horas por noite (a depender da necessidade individual). Lembre-se que dormir demais também pode causar a dor. Veja aqui a necessidade por faixa etária (fatores hormonais, psicológicos, entre outors, são influenciadores destes números).

 

Estresse

O estresse libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. A rotina negativa é um grande fator que influencia as dores de cabeça.

 

Como pode ser impossível eliminar todos os fatores estressantes da nossa rotina, a dica é tentar minimizar esses momentos e abusar de medidas antiestresse (atividades de relaxamento, sociais, lazer, atividade física, férias, etc.).

 

Muito calor

A exposição excessiva ao calor - seja em tempo ou em intensidade - pode causar desde desconforto leve até fortes crises de enxaqueca. Além do calor, outros fatores ambientais, como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores. Isso ocorre porque o calor, ao facilitar a desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.

 

No verão, é muito comum haver piora das crises, por viagens, alteração do ritmo de sono e alimentar, excesso de álcool e aumento da exposição solar. Procure se manter hidratado e em lugares frescos.

 

Sedentarismo

Depois de um esforço exagerado em alguma atividade física, várias pessoas sentem uma leve dor de cabeça. 

 

A prática de exercícios regulares, sem exagero, pode reduzir até dores mais fortes como enxaqueca. A atividade aeróbica, além do controle direto das dores, melhora o sono, controla a ansiedade, o peso e melhora a saúde como um todo.

 

Dores de cabeça são naturais e podem ser resolvidas com mudanças de hábitos. Mas se as dores forem constantes, muito intensas ou te atrapalharem no seu dia a dia, procure seu médico para saber o tratamento adequado.

 

 
Fonte: ems.com.br