#BLOG

Novembro Azul chega com alerta para continuidade da prevenção

14 DE NOVEMBRO DE 2022
Compartilhar


Segundo o médico urologista do Hospital Hélio Angotti, Luciano Pousa Cartafina, um a cada seis homens acima dos 40 anos tem câncer de próstata. Um a cada 41 homens morrerá da doença no Brasil, a doença é o segundo tipo de câncer mais prevalente no homem. Como causa de morte entre os homens, o câncer de próstata fica atrás somente do câncer de pulmão, em nosso País.

 

Outros números chamam a atenção para a importância da prevenção. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deverá ter a cada ano do triênio 65.840 novos casos de câncer de próstata diagnosticados. Somente no Hélio Angotti, nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019) foram diagnosticados 442 novos casos de câncer de próstata. “O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não irão morrer por causa dela”, tranquiliza o médico.

 

Luciano explica que o importante é seguir o que preconiza as entidades de saúde. “Devem começar a prevenção os homens acima de 45 anos de idade, ou, acima dos 40 quando houver parentes que tiveram a doença”, explica.

 

Possíveis sintomas de câncer de próstata ou de estreitamento do canal da próstata:

 

– Dificuldade para urinar, para começar a urinar pela manhã ou quando fica muito tempo parado, sentado (como numa viagem, por exemplo);

– Jato urinário fraco;

– Acordar a noite para urinar;

– Sensação de peso em cima da bexiga;

– Urgência para urinar;

– Sangue na urina.

 

“É importante frisar que a próstata pode não apresentar nenhum sintoma desses citados acima, daí a importância da visita periódica ao seu urologista. Dor óssea pode ser um sintoma do câncer que saiu da próstata e foi para os ossos”, afirma o urologista.