#BLOG

Entenda o que é a tireoide e a importância de ficar atento com seu funcionamento adequado

11 DE JULHO DE 2023
Compartilhar


Produção insuficiente ou aumentada pode impactar diversas partes do corpo

 

Oque é?

A Tireoide é uma glândula em forma de borboleta que fica localizada na parte anterior do pescoço, abraçando a traqueia. Os hormônios produzidos por ela (T3 e T4, triiodotironina e tiroxina, respectivamente) agem em nosso corpo e metabolismo desde a nossa formação fetal até a senilidade. Ou seja, é uma glândula pequena em tamanho e poderosa em função.

 

Quando se produz menos...

Então, quando a tireoide não está funcionando normalmente, ela pode produzir mais ou menos hormônio. Diante disto, pode-se afirmar que quando a produção é insuficiente, temos o hipotireoidismo, e todo o organismo começa a funcionar lentamente: coração mais devagar, metabolismo mais lento, aumento de peso, constipação intestinal, pele seca, sonolência, falta de concentração e memória, cansaço e às vezes depressão, a fora outras alterações.

 

Já quando se produz mais...

Quando a produção de hormônio se encontra aumentada, se instala o hipertireoidismo, e todo o organismo se torna mais acelerado, como o coração que aumenta o número de batimentos podendo apresentar arritmias graves, aumento do número de defecações, pele úmida, muito calor e suor, irritabilidade, mau humor, insônia, tremores, sente-se muito forte ao mesmo tempo cansado, perde peso e dependendo do fator causal pode demonstrar um aumento dos olhos (exoftalmia), a fora, outras alterações.

Todavia, tanto o hipotireoidismo como o hipertireoidismo podem causar aumento do volume da tireoide, o que se denomina de bócio.

 

Fase que pode ocorrer

Essas alterações podem ocorrer em qualquer período da vida, desde o nascimento até no idoso, afetando tanto mulheres como homens. Existe tratamento para ambas as alterações.

 

Fonte: www.gov.br