#BLOG

Disfagia: saiba identificar os sintomas e prevenir as consequências

15 DE JUNHO DE 2023
Compartilhar


Doença apresenta uma alteração no ato de engolir alimentos ou saliva e ocorre, especialmente, em idosos, mas pode surgir em diferentes fases da vida.

 

A dificuldade durante a deglutição, engolir, pode trazer graves consequências à saúde, tendo em vista que os desvios de alimentos ou saliva podem obstruir parcial ou completamente as vias respiratórias. O envelhecimento natural de estruturas envolvidas na deglutição como lábios, língua e bochechas, bem como doenças neurológicas (Parkinson, Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral), distrofias musculares e câncer de cabeça e pescoço podem facilitar esses desvios. O Dia Nacional de Atenção à Disfagia, celebrado em 20 de março, reforça sobre a importância de se falar sobre essa doença.

 

As principais complicações da disfagia impactam diretamente no estado nutricional, devido à redução do consumo de alimentos líquidos e sólidos, pois podem ser facilmente aspirados, ocasionando pneumonias por broncoaspiração.

 

A disfagia pode ser agravada por perdas dentárias e pela utilização de próteses mal adaptadas, que podem alterar a estrutura facial, o que comprometerá ainda mais a mastigação.

 

Sintomas e tratamento

Alguns dos principais indícios são o engasgamento ou tosse durante as refeições, dor ao engolir ou a sensação de que o alimento fica parado na garganta. Se não identificada e tratada, a disfagia pode ser causa de desidratação e desnutrição decorrentes da dificuldade na alimentação.

 

O tratamento varia de acordo com o caso. De modo geral, podem ser realizados exercícios de força e coordenação para a língua e até mudança da posição da cabeça na hora de comer.

 

Fonte: www.gov.br