#BLOG

Consulta médica: como tirar dúvidas sobre medicamentos?

28 DE SETEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

A ida ao médico é sempre cheia de dúvidas a serem tiradas. Afinal, queremos saber se a saúde do nosso corpo está em dia ou, até mesmo, sair do consultório com as melhores soluções e tratamentos para eventuais problemas.

Uma etapa muito importante vem logo após recebermos a nossa receita: saber tudo sobre os medicamentos que farão parte da rotina. A maioria dos médicos já explica o necessário, mas, algumas vezes, ainda restam questionamentos acerca dos remédios.

Para que, na sua próxima consulta, você volte sem nenhuma nova preocupação em relação ao tema, preparamos este post sobre como tirar dúvidas sobre medicamentos. Continue a leitura!

Qual é a importância da consulta médica?
Por mais que você leia em algum site sobre boas práticas e sintomas, ou algum amigo recomende algo para melhorar a sua saúde, o diagnóstico completo e a prescrição de remédios só deve ser feita por um médico. A automedicação, bem como a negligência com a sua própria saúde, podem causar problemas graves e não são recomendados.

Por esses motivos, a consulta é tão importante para o seu bem-estar. Nem sempre essas visitas precisam ser frequentes: isso depende do seu estado de saúde. O que importa mesmo é saber aproveitá-las ao máximo.

Quando visitar esse profissional novamente, não se limite a dizer seus sintomas, mas também faça todas as perguntas necessárias a fim de não sair de lá com mais dúvidas. Durante a consulta, se o seu médico não souber responder algumas delas, não se preocupe: você será encaminhado a outros especialistas.

Como tirar dúvidas sobre medicamentos em consultas médicas?
A fim de não se esquecer de perguntar sobre nenhum detalhe em relação aos medicamentos receitados, separamos uma lista com três questões. Assim, é possível se preparar para consultas facilmente.

Vale lembrar que, caso queira saber mais sobre algum outro remédio que viu a respeito, também pode fazer essas perguntas. Confira!

Por que esse remédio foi receitado?
É muito importante entender os motivos pelos quais um medicamento foi receitado para você. Pergunte, em detalhes, sobre o diagnóstico feito pelo seu médico e como o fármaco poderá influenciar na resolução do problema.

Qual é o efeito colateral no organismo?
Apesar dessa informação constar na bula, é necessário perguntar ao médico o que é possível sentir ao tomar o remédio — principalmente se houver interação medicamentosa. Alguns dos sintomas podem afetar o seu dia a dia e desempenho, por isso é importante saber lidar com eles, caso apareçam.

Posso usar o genérico?
Os medicamentos genéricos são uma excelente opção para quem deseja economizar, pois eles costumam ter um preço mais em conta em relação às marcas de grandes laboratórios. Há algum tempo, havia uma certa desconfiança quanto a eficácia, mas o seu médico pode tirar a sua dúvida e informar que o genérico é confiável.

Fonte: vivamais