#BLOG

Conheça o importante papel do médico de família

20 DE SETEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

O Médico da Família é o profissional dedicado a cuidar de pessoas, independentemente da idade, gênero ou dos sintomas que apresentam. Capacitado para atender pacientes desde o nascimento, esses profissionais podem lidar com até 80% dos problemas de saúde.

A Medicina de Família está focada em ser especialista no paciente, tendo como objetivo propor novas formas de prevenir problemas de saúde e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como o Médico da Família colabora para o bem-estar do paciente?

Por conhecer o meio familiar em que o paciente está inserido, o Médico da Família consegue identificar mais facilmente os problemas no convívio familiar e realizar um melhor tratamento, visto que situações negativas podem trazer danos para a saúde e qualidade de vida de um paciente. A criação do vínculo faz com que seja possível oferecer um atendimento personalizado, tanto para questões agudas como para a prevenção de doenças ou acompanhamento de doenças crônicas.

Quando procurar o Médico da Família?

O momento ideal para procurar o profissional varia de acordo com a demanda do paciente. Pessoas com doenças crônicas (como Diabetes e Hipertensão) precisam se consultar com regularidade, combinando com o médico qual o melhor intervalo entre as consultas.

Da mesma forma, pacientes que precisem fazer uma consulta de rotina ou apresentem um quadro agudo devem procurar o médico sempre que preciso. O profissional conhece o histórico de cada indivíduo e, assim, vai orientar o paciente quanto ao tratamento mais adequado.

Como você conferiu, o Médico da Família é fundamental para cuidar da sua saúde. Por isso, conte com esse profissional sempre que precisar e receba um cuidado direcionado e com foco na prevenção!

Fonte: vivamais