#BLOG

Conheça 6 alimentos bons para memória

25 DE OUTUBRO DE 2023
Compartilhar


 

Manter uma boa alimentação é essencial para a saúde física e mental. Quando nos alimentamos bem, o corpo é fortalecido, o que colabora com a prevenção de várias doenças, como Hipertensão e Diabetes. Assim como qualquer outro órgão, o cérebro também necessita de bons nutrientes para o seu funcionamento máximo. Por isso, é muito importante consumir alimentos bons para a memória, aumentando a sua capacidade de aprendizado.

Para que a memória funcione bem, existem neurotransmissores que agem nas emoções e nas lembranças, como a dopamina e a acetilcolina. Logo, é fundamental investir em alimentos ricos em colina e antioxidantes, que contribuem para o bom funcionamento dos neurônios.

Neste post, vamos mostrar 6 alimentos bons para a memória e que melhoram a qualidade de vida. Confira!

1. Peixes


Alguns peixes como atum, salmão, cavalinha e truta são ricos em gorduras essenciais que o corpo não consegue produzir sozinho, como o ômega 3, que auxilia na integridade do neurônio e pode facilitar a passagem da informação.

Outros benefícios incluem a diminuição do colesterol, melhora do funcionamento do coração e aumenta a eficiência dos receptores de serotonina, que proporciona um bom humor.

2. Azeite


O azeite de oliva contém a substância oleocantal, que ajuda a reduzir o risco de Alzheimer. Além disso, o óleo concentra uma grande proporção de gordura monoinsaturada e antioxidante, que contribui para o bom funcionamento do cérebro. Os nutrientes encontrados no azeite combatem os radicais livres, substâncias que danificam as estruturas celulares, com atividade no cérebro de pessoas com essa doença.

3. Brócolis


Os vegetais de cor escura, como o brócolis, apresentam vitamina K, que é importante para o fortalecimento da capacidade cognitiva, melhorando a habilidade de aprendizado e raciocínio. Além disso, contém um importante papel na manutenção da função cerebral e em manter a boa memória. O brócolis também é rico em fibras, luteína, betacaroteno e magnésio. O ideal é consumir o vegetal cerca de 3 vezes por semana.

4. Quinoa


A quinoa é considerada um superalimento. Ela contém cálcio, ferro, proteínas, vitamina do complexo B e ômega 3, que compõe a membrana externa da célula cerebral, sendo muito importante para a troca rápida de mensagem no cérebro. Além de ajudar com a memória, a quinoa fortalece pele, unhas e cabelos e ajuda no controle da saciedade.

5. Morango


O morango apresenta a substância fisetina, que desempenha um importante papel nas lembranças. Esse componente induz a diferenciação das células nervosas, apresentando uma influência direta na boa função cognitiva e na redução do esquecimento.

6. Nozes


As nozes apresentam nutrientes fundamentais para o bom funcionamento da memória, como a vitamina E, que ajuda a prevenir o declínio da capacidade cognitiva. Além disso, contém antioxidantes e ômega 3. O seu consumo rotineiro e moderado auxilia no favorecimento do funcionamento do cérebro e o protege contra a ação de radicais livres.

Como vimos, existem diversos alimentos bons para a memória, que auxiliam no bom desempenho cognitivo. Por isso, não deixe de incluir em sua alimentação nozes, brócolis, azeite e peixes.

Fonte: Viva Mais