#BLOG

Como fazer o planejamento de cuidado da saúde?

11 DE SETEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

O avanço da medicina e da ciência nos possibilitou fazer um melhor planejamento de cuidado da saúde e, com isso, ter uma maior expectativa de vida. Hoje, uma pessoa com 38 anos pode pensar que está ainda na metade da vida, uma vez que a média de anos vividos pelos brasileiros é 76,8 anos.

Evidentemente que esse número é um ponto de equilíbrio das idades mais frequentes entre os idosos em nosso país, e não um prenúncio de quantos anos cada pessoa viverá.

Sabemos que a morte depende de fatores que não estão no nosso controle. Porém, hoje vamos falar sobre aquilo que está em nosso alcance fazer para aumentar a longevidade.

O cuidado com a saúde está no centro dessas ações possíveis. Aumentar o bem-estar, reduzir o estresse, controlar a pressão arterial, cuidar da saúde bucal, a glicemia e acompanhar o funcionamento do coração podem prevenir inúmeras doenças. Todavia, é importante lembrar que somos indivíduos singulares e nossos corpos também funcionam de modo diferente uns dos outros, assim o planejamento de cuidado da saúde é específico para cada um.

Por isso, a importância de um cuidado personalizado para as demandas de saúde de cada pessoa. Você deve estar se perguntando, então como fazer o planejamento de saúde se não há uma regra única para todos?

Plano para planejamento de saúde
É, neste momento, que contar com um plano de saúde de qualidade faz a diferença. Na Cemig Saúde, os profissionais do Conexão Saúde estão preparados para montar esse planejamento de cuidado da saúde único para você.

Essa vantagem é evidenciada no modelo de atenção integral à saúde, o Conexão Saúde, que tem como foco a promoção da saúde por meio da prevenção e integralidade no cuidado. Ele se difere dos programas que têm o cuidado centrado em hospitais, médicos especialistas e medicamentos para tratar problemas de forma fragmentada.

No Conexão Saúde, o beneficiário será acompanhado pelo médico de referência ao longo do tempo e, por isso, tem o seu histórico de exames registrado. Conhecendo bem seus pacientes, o profissional consegue dar a melhor orientação sobre quais exames realizar, por exemplo, e com isso, fazer o planejamento de cuidado ideal.

Quando pensamos na abordagem centrada na pessoa, o planejamento da saúde também é individualizado. Depende do contexto, da idade e do histórico de saúde de cada um. No Conexão Saúde, um profissional de referência vai elaborar um plano singular de cuidado, dentro da singularidade daquela pessoa. O médico de referência vai orientar, quando necessário, o paciente a fazer algum exame de controle, de rastreio e até mesmo investigação se há alguma complicação de alguma doença

Explicou o médico de Família e Comunidade do Conexão Saúde Barro Preto, Felipe Magalhães.

Fonte: vivamais