Como diferenciar os sintomas de alergia e covid-19 na primavera?

A primavera começou nesta quarta-feira (22). Enquanto, para alguns, é estação de contemplação das flores desabrochando, para outros, está começando a temporada de rinites, sinusites e alergias, devido ao aumento da quantidade de pólen no ar.


Segundo o médico otorrinolaringologista Lucas Spina, a explicação do aumento de casos de doenças respiratórias está na própria estação. Na primavera, o pólen, que se espalha pelo ar, somado às mudanças de temperatura e a poeira, favorece a manifestação de doenças respiratórias.


Além disso, em tempos de pandemia, os sintomas das alergias podem ser confundidos com os da covid-19. Os principais sintomas na primavera são espirros, coriza, nariz trancado, olhos vermelhos, coceira nos olhos e no nariz. Para diferenciar os sintomas, é essencial analisar cada situação atentamente.


A sinusite e a rinite apresentam sinais semelhantes, mas a diferença é que muitas vezes, a sinusite causa inflamação da mucosa nasal, causando coriza, tosse, dor na face, dor de cabeça, febre e gotejamento posterior (secreção na garganta).


Na covid-19, além da febre, o paciente pode ter mal-estar, cansaço, dor ou pressão no peito e perda de paladar e olfato. “Ainda assim, a covid-19 se manifesta de forma diversificada para cada indivíduo. O ideal é consultar um médico para identificar a causa dos sintomas. Em época de pandemia, é importante estar vigilante. Além disso, o paciente deve entender seu histórico e identificar possíveis gatilhos que possam causar alergia”, explica.


Ainda de acordo com o especialista, a melhor forma de prevenir as crises alérgicas nesta época do ano é evitar o contato com substâncias que causem alergia, como poeira, pelos de animais, insetos, umidade, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e até mesmo perfumes.


“O controle ambiental é uma ferramenta muito útil para os pacientes que sofrem estes sintomas. Além disso, alguns hábitos podem ser adotados como a irrigação nasal com soluções fisiológicas para diminuir o inchaço do nariz e o acúmulo de secreções”, disse.


Veja a entrevista completa:


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo