#BLOG

Cirurgia de cabeça e pescoço

28 DE ABRIL DE 2023
Compartilhar


A cirurgia de cabeça e pescoço é a especialidade médica que trata das doenças e tumores que acometem a região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, paratireoides, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço e couro cabeludo.

A especialidade, no entanto, não abrange os tumores ou doenças do cérebro e outras áreas do sistema nervoso e nem da coluna cervical. Esses procedimentos são realizados pelo neurocirurgião.

De acordo com a ´última Demografia Médica no Brasil, divulgada em 2020, existem 1.193 cirurgiões de cabeça e pescoço. A maior parte desses especialistas (mais de 50%) concentram-se na região sudeste.


Rotina cirúrgica
Cerca de 70% das cirurgias realizadas pelo especialista em cabeça e pescoço são tireoidectomias, que podem ser totais ou parciais, com ou sem esvaziamento cervical. Esses procedimentos são delicados exigem técnica apurada de dissecção e hemostasia. 

Os demais procedimentos se dividem entre patologias benignas e oncologia cirúrgica. São frequentes as cirurgias de glândulas salivares, como as da parótida e submandibulares. Essas operações são tecnicamente exigentes e demandam muito conhecimento anatômico e treinamento, uma vez que as sequelas decorrentes de lesões podem gerar danos estéticos e funcionais ao paciente.

Outros procedimentos frequentes são as cirurgias compostas para tumores de cavidade oral e orofaringe, assim como as operações totais e parciais da laringe e exérese de cistos e anomalias congênitas. 
Os procedimentos diagnósticos mais comuns na rotina do cirurgião de cabeça e pescoço são a videolaparoscopia e a punção aspirativa por agulha fina (Paaf). 

Videolaparoscopia
É um procedimento ambulatorial e não há necessidade de anestesia ou sedação. Também não exige treinamento formal ou curso, mas é recomendável ter experiência prévia, especialmente para a realização e biópsias. 

Punção aspirativa por agulha fina
É uma importante ferramenta diagnóstica empregada na investigação de nódulos e massas cervicais. O treinamento para a realização das punções e preparo das lâminas é feito em cursos específicos.  

Fonte: www.sanarmed.com