#BLOG

Check-Up Otorrino: Entenda a importância de visitar o profissional

11 DE DEZEMBRO DE 2023
Compartilhar


 

O check-up é um procedimento pelo qual as pessoas devem fazer todos os anos para ter um acompanhamento médico acerca de sua saúde, investigar possíveis problemas ou patologias que possam surgir, principalmente levando em consideração a rotina do dia a dia que se integra ao trabalho, estudos, cuidados com a família e como consequência, deixamos a nossa saúde em segundo plano.

Embora o check-up seja de extrema importância, muitas áreas da saúde são menos priorizadas no momento da avaliação e a otorrinolaringologia passa despercebido, porém, cuidar da nossa garganta, nariz e ouvidos são tão essenciais quanto as outras partes do nosso corpo para prevenção de doenças ou tratamento de enfermidades que possam comprometer desde a audição até as vias respiratórias. Por isso, fazer um check-up otorrino é muito importante, para que você possa prevenir determinadas doenças.

Inicialmente, vamos abordar a importância da realização do check-up de modo geral, pois através destes diagnósticos é possível identificar a existência de doenças ou vírus no corpo e iniciar um tratamento específico, ou verificar se a saúde está em dia e quais alternativas tomar para manter o bom funcionamento do corpo.

O check-up é uma bateria de exames solicitados pelo médico especialista de respectiva área, sendo responsável por monitorar, analisar e checar o desenvolvimento do paciente durante o período determinado. O tempo entre uma consulta e outra é determinado pelo próprio médico que de acordo com o diagnóstico irá estabelecer o período de cada consulta ou exames. Na medicina, é utilizado para designar uma avaliação de rotina de acordo com o relato do paciente, onde terá informações como idade, peso, altura, hábitos diários, informações sobre o trabalho, se exige esforço físico, se a atividade exige muito tempo em pé ou sentado, por exemplo, e área a ser analisada.

Dependendo da idade do paciente, a abordagem a ser feita é de forma diferente, na hora de solicitar os exames para aquela paciente, os critérios que deverão ser avaliados também podem incluir o histórico familiar, além do que ele faz no seu dia a dia.

Sobre o check-up realizado ou solicitado pelo otorrinolaringologista, é possível detectar anormalidades, doenças e até mesmo alergias que podem comprometer as vias respiratórias, enfermidades que podem comprometer os ouvidos, nariz e garganta, identificando alterações na voz, na audição, na respiração e até mesmo, distúrbios do sono. Caso seja dada resposta positiva para estes casos citados, o médico poderá dar início ao tratamento por meio de métodos alternativos ou indicação de medicamentos, contudo, não realize automedicação, consulte o seu médico.

O que faz um otorrino?

Otorrinolaringologia é a área que fica responsável em avaliar a condição do paciente em relação ao nariz, ouvido, garganta e os componentes como seios paranasais, que são: faringe, laringe, cabeça, pescoço, boca e esôfago. E os fatores mais complexos são tumores cerebrais e nasais. O médico responsável pela área é o otorrinolaringologista que após identificar o exame de rotina, poderá indicar se a sua saúde está em dia ou mencionar a enfermidade e o melhor tratamento específico para o seu caso.

A visita ao otorrinolaringologista pode variar de acordo com a faixa etária do paciente e os relatos apresentados, podendo ser desde um exame de rotina até um incômodo relacionado a respiração, zumbidos, distúrbios do sono e dores frequentes nessas áreas específicas do corpo. Porém, o indicado é que o check-up seja periódico para casos de tratamentos contínuos e anual, para rotina. Outro ponto que deve ser levado em consideração, são os casos em que ocorre o sangramento nasal que podem desencadear no tamponamento ou cirurgia, doenças infecciosas agudas e remoção de corpos estranhos dos ouvidos, nariz e laringe. Além disso, a avaliação precoce de rouquidão pode diagnosticar um câncer inicial de prega vocal e aumentar as possibilidades de sucesso do tratamento em estágio inicial, por isso o check-up é indicado, para mitigar possíveis problemas no início e maior probabilidade de cura.

Os exames geralmente solicitados e realizados pelo otorrinolaringologista variam de acordo com a patologia do paciente, que podem ser classificados em:

Para perda de audição, problemas no tímpano, tontura, labirintite e zumbidos:

  • Audiometria tonal;
  • Audiometria Vocal;
  • Imitanciometria ou impedanciometria;
  • Vectoeletronistagmografia (VENG);
  • Exame Otoneurológico.

Para o nariz, em casos de desvios de septo, sinusite, hipertrofia de adenoide e rinite:

  • Nasofibrolaringoscopia;
  • Videonasofibrolaringoscopia.
  • Para garganta e cordas vocais:
  • Laringoscopia ou laringoestroboscopia.

Por que devo buscar o profissional para o check-up de saúde?

No início deste artigo, mencionamos a importância de consultar regularmente o médico, independente da especialidade, mas principalmente o otorrino para um diagnóstico mais completo. Reforçamos essa narrativa, porque é fundamental que as pessoas tenham um entendimento de uma vida mais saudável e propagar a qualidade de vida dentro do seu ambiente. Além disso, o check-up ajuda a criar métodos alternativos, que geralmente são mais naturais, de tratamento que reduz a ingestão de excesso de medicamentos.

Quando realizado um check-up, é criado uma relação de confiança e transparência com o médico, pois através do seu prontuário, será possível identificar gradativamente as mudanças físicas e patológicas que seu corpo pode oferecer, e nesses casos o especialista poderá atuar de forma mais efetiva ao declínio de sua saúde. Outro ponto importante, é deixar o seu prontuário médico sempre atualizado, para que não somente o médico, mas você também tenha o controle pessoal dos exames que fez ao longo da vida, seja situações simples como: a última vacina que tomei ou temas mais complexos, como um tratamento específico que pode ter desencadeado em uma cirurgia que requer uma contraindicação. Em todos os casos, nunca utilize automedicação ou autodiagnóstico. Consulte o médico regularmente e tenha o pronto diagnóstico sempre que precisar.

 

Fonte: Otorrino Paulista