#BLOG

Câncer de cabeça e pescoço: 90% poderiam ser curados se diagnosticados precocemente

25 DE JULHO DE 2023
Compartilhar


 

No mês dedicado à prevenção do câncer de cabeça e pescoço, os especialistas alertam para a importância da detecção e tratamento precoces da doença. Apesar de a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para este ano de 2023 ser assustadora, 39.550 novos casos da doença no Brasil, as chances de cura são bem animadoras: 90% de o paciente ficar curado se a doença for diagnosticada e tratada precocemente.

 

Nesse total de 39.550 novos casos estão incluídos tumores de boca (cavidade oral), laringe e tireoide. O câncer de cabeça e pescoço é um termo genérico que engloba uma série de tumores malignos que podem aparecer na boca, orofaringe, laringe (onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço e tireoide. Esses tumores estão entre os tipos de câncer mais comuns no Brasil.

 

“O compromisso da nossa sociedade em busca de tratamentos cada vez mais eficazes no combate ao câncer e a todas as doenças que acometem a região da cabeça e pescoço é incansável, assim como as ações para orientar a população. A massificação, em âmbito nacional, por todos os órgãos do poder público das informações e orientações a respeito dos cuidados, tratamentos e detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço ajudará, em muito, a salvar vidas. A população precisa estar cada vez mais consciente de que as chances de cura do câncer são muito maiores para os casos diagnosticados precocemente”, informa o presidente da SBCCP, Dr. Marco Aurélio Kulcsar.

 

A SBCCP participou, em 2014, na cidade de Nova Iorque (EUA), da escolha do dia 27 de julho como a data de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Pouco tempo depois, instituiu no Brasil o Julho Verde e, neste ano, os especialistas têm um incentivo a mais para intensificar os alertas e orientações a respeito da doença, já que o mês de julho foi oficialmente instituído em todo o território brasileiro, pela Lei nº 14.328, de 20 de abril de 2022, como o Mês Nacional do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

 

PREVENÇÃO
Procure manter uma alimentação saudável, pratique atividade física regularmente, mantenha sua higiene bucal em dia, evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, use protetor solar e abandone o fumo. Parar de fumar, inclusive, é a melhor maneira de evitar a maioria dos cânceres de boca, faringe e laringe. Fique atento e vá ao médico regularmente.

 

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO

Para o câncer de cavidade oral (boca)
• Tabagismo
• Consumo excessivo de álcool
• Exposição ao sol sem uso de protetor labial
• Infecção por HPV (Papolomavírus Humano)

 

PRINCIPAIS SINTOMAS DO CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO
• Aparecimento de nódulo no pescoço
• Manchas brancas ou avermelhadas na boca
• Ferida que não cicatriza em duas semanas
• Dor de garganta que não melhora em 15 dias
• Dificuldade ou dor para engolir
• Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias

 

Esses sinais também são causados por outras condições clínicas. Portanto, é importante conversar com seu médico.

 

PROBABILIDADE DE CURA
Para câncer de tireoide - 90% em jovens
Para câncer de boca (cavidade oral) - até 80% de cura.
Para câncer de laringe - acima de 80% nos casos iniciais, sendo que, em 70%, a laringe é inteiramente preservada.

 

Fonte: sbccp.org.br