#BLOG

Cabeça e pescoço: conheça as cirurgias mais comuns

01 DE AGOSTO DE 2023
Compartilhar


 

 

A Cirurgia de Cabeça e Pescoço é um procedimento médico realizado através de intervenção manual ou com equipamento do médico no paciente, em uma área específica do corpo humano.

 

Esse procedimento é realizado nessas regiões do corpo humano com foco na tireóide, glândulas salivares, faringe, paratireóide, couro cabeludo e faringe.

 

Saiba mais sobre a Cirurgia de Cabeça e Pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço pode tratar de tumores benignos ou malignos que podem surgir nessas regiões do corpo humano, com isso, é um importante procedimento no combate ao câncer. É fundamental para os médicos oncologistas.

 

Nas cirurgias na região da cabeça, pode ser feita para tratar, por exemplo, os tumores que surgem no couro cabeludo.

 

No entanto, essa especialidade médica não trata de condições que afligem o cérebro e o sistema nervoso, uma vez que essas regiões são de responsabilidade da Neurologia.

 

Tipos de cirurgia de cabeça e pescoço

Existem diversos tipos de cirurgia de cabeça e pescoço, sendo que nem sempre os procedimentos cirúrgicos têm o objetivo de tratar uma doenças específica. Por vezes, pode ser realizado apenas como exames e avaliações complementares, como biópsias de lesões na laringe ou faringe, que podem ajudar no diagnóstico como o câncer de laringe.

 


As cirurgias mais comuns são:

  • Cirurgias da glândula tireoide e paratireoides;
  • Glândulas salivares;
  • Tumores malignos do trato aero digestivo alto (boca, orofaringe, laringe, hipofaringe);
  • Cistos branquiais e do ducto tireoglosso;
  • Tumores dos seios nasais;
  • Malformações cervicofaciais;
  • Tumores da base do crânio.

 

 

Fonte: hmp.com.br