• coc-cp

A importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço

Você já deve ter escutado a famosa frase “prevenir é melhor do que remediar” e, no caso do câncer de cabeça e pescoço, o diagnóstico precoce e a prevenção são as palavras de ordem. Isso porque um dos principais entraves para a eficácia do tratamento é o diagnóstico tardio, que ainda ocorre em cerca de 60% dos casos e, consequentemente, reduz as chances de cura e aumenta a taxa de morbimortalidade desses pacientes.


Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que aproximadamente 685mil novos casos de câncer sejam diagnosticados somente em 2020 no Brasil, sendo quase 23mil deles representados pelas neoplasias da cavidade oral e da laringe.


Entre os homens, o câncer da cavidade oral ocupa o quinto lugar no ranking dos cânceres mais prevalentes. Enquanto, nas mulheres, o câncer de tireoide é o tipo de câncer de cabeça e pescoço que predomina.

Foi dentro desse contexto que surgiu a campanha do Julho Verde, você sabe o que isso quer dizer?

Assim como outras campanhas de prevenção, como o Outubro Rosa, que é centrado no combate ao câncer de mama e, mais recentemente, do câncer de colo de útero, essa ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce e eficaz do câncer de cabeça e pescoço, já que um terço dos casos podem ser evitados.


Por isso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) promove, durante todo o mês de julho, atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer. Esse mês foi escolhido porque o Dia Mundial de Prevenção e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado no dia 27 de julho.


Fonte: sanarmed

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo